ANUNCIE AQUÍ

ANUNCIE AQUÍ

Internet da Bahia

Internet da Bahia

19 junho 2013

PRESSÃO PARA O INSS PAGAR PARCELA DO 13º EM JULHO CONTINUA

A direção da Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas (Cobap) protocolou ofícios nos ministérios da Previdência e da Fazenda com pedido para que o governo antecipe ainda mais o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro de mais de 26 milhões de segurado do INSS. Os representantes da entidade querem que os 50% da gratificação natalina sejam creditados juntamente com a folha do mês de junho, com o pagamento feito no começo de julho.

Nos últimos anos, a Previdência tem feito a antecipação da primeira parte na folha do mês de agosto, com o crédito na conta dos aposentados no começo de setembro. O presidente da Cobap, Warley Martins, informou à coluna que o documento foi entregue nos ministérios no último dia 12. E que, agora, espera um posicionamento oficial por parte do governo.

“Vamos cobrar uma definição. O governo ainda não falou nada sobre a antecipação do décimo terceiro deste ano”, afirmou o presidente.
Pelas contas da Cobap, a antecipação representaria uma injeção de R$ 10 bilhões na economia brasileira no meio do ano. Para Warley Martins, muitos aposentados aguardam a liberação da parcela do dinheiro para quitar dívidas feitas no primeiro semestre de 2013.
Calendário
De acordo com o calendário do INSS, os aposentados e pensionistas que recebem um salário mínimo (R$ 678) começam receber os benefícios nos últimos cinco dias úteis do mês referente ao pagamento. O crédito termina com depósito dos benefícios do pessoal que ganha acima do piso, nos primeiros cinco dias úteis do mês subsequente ao período. Normalmente, a folha de pagamento do INSS fecha no dia 20 de cada mês.
Falta decisão da Presidência
SEM DEFINIÇÃO: Procurado pela Coluna do Servidor, de O DIA, o Ministério da Previdência informou que ainda aguarda posicionamento da Presidência da República sobre a antecipação de metade do décimo terceiro dos aposentados do INSS.
DECRETO NO DO: Para que o pagamento antecipado seja feito, é preciso que um decreto da presidência seja publicado no Diário Oficial da União.
TENDÊNCIA: No entanto, uma fonte da coluna antecipou que a tendência é que o governo repita este ano o mecanismo de pagamento dos anos anteriores. Ou seja: a Previdência, com o aval da Fazenda, fará o crédito de metade do 13º para os aposentados do INSS na folha de agosto.
GRUPO DE TRABALHO: O presidente da Cobap, Warley Martins, lembrou ainda que a antecipação de metade do 13º para junho chegou a ser tratada com grupo de trabalho criado no final de maio de 2011 que analisou a pauta de reivindicações dos aposentados do INSS.
EXPLICAÇÃO: “Pelo que chegou a ser anunciado, a partir de 2011, a antecipação de 50% ocorreria sempre em junho, mas até hoje não houve uma definição do Ministério da Fazenda”, explica Warley Martins.
COLEGIADO: O colegiado incluiu técnicos da Previdência Social, de centrais sindicais e de entidades representativas, como a Cobap.



Por: www.cobap.org.br

Homem é encontrado morto em estrada vicinal no interior de Ponto Novo

  No inicio da noite deste domingo (17), um homem foi encontrado morto em uma estrada vicinal na estrada que vai para a localidade de Bezerr...