ANUNCIE AQUÍ

ANUNCIE AQUÍ

Internet da Bahia

Internet da Bahia

25 junho 2015

Bahia tem decretos de comunidades quilombolas assinados, Filadélfia e Tijuaçú estão na lista.

Foto da comunidade Tijuaçu, em Senhor do Bonfim. Autoria: Patricia Navarro.
Com dois decretos de interesse social assinados pela presidenta da República, Dilma Rousseff, na segunda-feira (22), durante a cerimônia de lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar, a Bahia avança na regularização fundiária de territórios quilombolas.
A Superintendência Regional do Incra na Bahia já conseguiu que um total de 12 decretos de regularização fundiária de territórios quilombolas fossem assinados. Esses dois foram os primeiros este ano e beneficia 901 famílias, que vivem em 10,2 mil hectares de terras nas comunidades quilombolas de Tijuaçu e Velame, nos territórios de identidade Piemonte Norte do Itapicuru e Vitória da Conquista, respectivamente.
Segundo O Chefe da Divisão de Ordenamento e Estrutura Fundiária, Aroldo Andrade, a partir desta assinatura a Superintendência Regional poderá iniciar a obtenção de terras nessas áreas. “Com a posse delas, o Instituto titula-as comunitariamente em favor das famílias,” declara Andrade.
Comunidades
As portarias de reconhecimento dos Territórios Quilombolas de Tijuaçu e Velame ocorreram em 2014. As terras do Tijuaçu abrangem partes dos municípios de Senhor do Bonfim, Filadélfia e Antonio Gonçalves. É a comunidade com maior número de famílias beneficiadas pelo Programa Brasil Quilombola, na Bahia.
Já o Território de Velame que teve Relatório Técnico de Identificação e Delimitação (RTID) publicado em 2010, fica no município de Vitória da Conquista - distante 518 quilômetros da capital baiana.
Relatórios
 O Incra/BA já soma 24 RTIDs publicados e mais 33 outros relatórios em elaboração. O RTID é a fase mais complexa para a titulação de um território quilombola. O conjunto de documentos engloba o relatório antropológico das comunidades, documentação que aborda a história da comunidade, considera a ancestralidade, a tradição e a organização socioeconômica dos remanescentes de quilombos. Ele ainda identifica e delimita o território.


Ascom Incra

Homem é encontrado morto em estrada vicinal no interior de Ponto Novo

  No inicio da noite deste domingo (17), um homem foi encontrado morto em uma estrada vicinal na estrada que vai para a localidade de Bezerr...