ANUNCIE AQUÍ

ANUNCIE AQUÍ

Internet da Bahia

Internet da Bahia

10 setembro 2015

Território Quilombola Caonge, em Cachoeira, tem RTID republicado


O Território Quilombola Caonge, Dendê, Engenho da Praia, Engenho da Ponte e Calembá teve o Relatório Técnico de Identificação e Delimitação (RTID) republicado nesta quarta-feira (09/09), no Diário Oficial da União (DOU).  Trata-se de uma vitória do Incra após o primeiro relatório ter sido suspenso devido a uma ação judicial. 
As comunidades situam-se no município de Cachoeira, no Recôncavo baiano, aonde vivem 83 famílias remanescentes de quilombos, numa área identificada 1.041,2 hectares de terras em cinco comunidades. 
O Território Quilombola Caonge teve o primeiro RTID publicado em 2005. Contudo, uma decisão judicial, impetrada por um dos proprietários dos imóveis rurais inseridos no território, impediu que o Instituto pudesse prosseguir com o processo.  
A razão do impedimento foi o de na época, a equipe multidisciplinar que elaborou a documentação não conter um antropólogo, exigência que só foi determinada pela Instrução Normativa 57/2009.
Desse modo, o RTID foi refeito e o laudo antropológico confirmou que as propriedades apontadas no primeiro RTID fazem parte do Território Quilombola Caonge, Dendê, Engenho da Praia, Engenho da Ponte e Calembá.  
Resquícios
De acordo com o servidor do Serviço de Regularização de Territórios Quilombolas, Vital Jonas Pinheiro Júnior, o território tem fortes resquícios do desenvolvimento das atividades escravagistas. “Ruínas de engenhos e de construções da época colonial indicam a utilização da mão de obra escrava na exploração da cana de açúcar”, ressalta. 
Júnior conta ainda que as famílias das comunidades cultivam características culturais e religiosas próprias. “Também são das poucas comunidades a promoverem o turismo étnico na Bahia”, finaliza. 
O relatório antropológico confirma a presença da religiosidade de matriz africana. “A ‘religião’ assim denominada pelos moradores das comunidades dá significado às práticas cotidianas ligadas ao trabalho e festa”, narra o documento. 


Assessoria de Comunicação Social do Incra/BA

Homem é encontrado morto em estrada vicinal no interior de Ponto Novo

  No inicio da noite deste domingo (17), um homem foi encontrado morto em uma estrada vicinal na estrada que vai para a localidade de Bezerr...