O deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) foi um dos parlamentares petistas que defendeu o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nesta sexta-feira (4). Lula foi alvo da 24ª fase da Operação Lava Jato e conduzido coercitivamente para prestar depoimento. Para Assunção, todo o processo “foi de caráter político e orquestrado por vazamentos ilegais de informações para a imprensa”.
“O objetivo está claro, foi uma violenta ação contra o ex-presidente, tentando constranger Lula e o PT para a sociedade. Isso mostra o quanto essa operação Lava Jato é colocada para enfraquecer as conquistas do povo brasileiro e, principalmente, para tratar como espetáculo processos contra lideranças do Partido dos Trabalhadores. Lula sempre esteve à disposição, nunca se negou a prestar depoimento, mas o espetáculo da mídia precisa desses fatos”, diz Valmir.
''Ainda conforme Assunção, o que aconteceu nesta sexta-feira “foi um desrespeito a garantias constitucionais, envolvendo uma politização mesquinha para calçar o caminho do golpe à democracia”. “Ação contra Lula é um ataque ao estado democrático de direito. Isso deixa graves marcas e consolida ainda mais um estado de exceção, com uma tentativa de golpe político. Não vamos aceitar essa ofensiva contra o ex-presidente e contra a sua família”.
Ascom do deputado Valmir Assunção