Agricultores familiares das comunidades de Calçada Nova e Jatobá, localizada no município de Entre Rios, no Território Litoral Norte e Agreste Baiano, foram capacitados para a construção de cisternas. O curso, concluído nesta quinta-feira (14), foi promovido pelo projeto Bahia Produtiva, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Foram capacitados 25 agricultores familiares baianos contemplados no edital socioambiental, além dos assistentes territoriais do projeto que devem reproduzir o conhecimento em suas localidades.
A engenheira civil do Bahia Produtiva afirmou que o projeto de cisternas vem com o intuito de ensinar técnicas de armazenamento de água, para que as pessoas possam produzir melhor e as plantações serem mais bem-sucedidas: “A capacitação vem com intuito de ajudar a população a fazer um projeto bem feito com apoio do estado. Estamos aqui buscando ajudar e capacitar para construir não só essas cisternas, mas outras que porventura precisem mais adiante”.
Para a presidente da Associação Rural de Calçada Nova, Ivonete Franco, a capacitação ajuda toda comunidade: “Fizemos um mutirão na comunidade para participar da capacitação. Recebemos informações de como construir as cisternas da forma correta e vamos passar o que aprendemos para o restante da nossa comunidade”.
A capacitação resultou na construção da cisterna na propriedade do agricultor João Batista, que destacou que a chegada do projeto foi uma conquista da associação: “Inscrevemos nossa manifestação de interesse e fomos contemplados com galinheiros e a cisterna de produção. Muitos de nós são produtores, e vamos utilizar essa cisterna para produção de hortaliças e outras plantações, e a forma de construir e utilizar corretamente vai influenciar na nossa produção”.
A representante do setor de Capacitação do Bahia Produtiva, Mary Vânia, ficou satisfeita com o trabalho realizado. “Lugar de gente linda, consciente e trabalhadora, assim são as pessoas das associações das comunidades rurais de Calçada Nova e Jatobá, que com entusiasmo fizeram as cisternas da casa de João, visando o bem estar da coletividade. Aqui a consciência coletiva e o poder de fazer e acontecer vem da capacidade de trabalho de todos e da vontade de uma vida melhor. É a existência dando o tom da consciência. A capacitação foi um sucesso!”
Atenciosamente,
Assessoria de Comunicação