Estudos recentes sobre os efeitos do vírus SARS-CoV-2 (Covid-19) no organismo, indicam que até 70% dos pacientes podem ter lesões renais agudas. Neste cenário, o Hospital Santa Rita, no município de Barra, que é administrado pela Fundação Fabamed, possui equipamentos de diálise nos leitos de UTI a fim de tratar este problema, destacando que é o 1º equipamento de hemodiálise do município.
O presidente da Fundação Fabamed, José Saturnino Rodrigues, esclarece que "embora o principal motivo de internação esteja associado a problemas respiratórios, até 70% dos pacientes graves evoluem para lesões renais agudas durante a internação e poderão precisar de diálise, indicando que uma deterioração avançada dos rins", afirma o presidente.
O Hospital Santa Rita possui 20 leitos atendimento a pacientes com o diagnóstico do coronavírus (Covid-19), sendo 10 de Terapia Intensiva (UTI) e 10 de Enfermaria. A unidade é credenciada pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e é referência do Sistema Único de Saúde (SUS) para mais de 50 municípios do Centro-Norte e Oeste da Bahia, atendendo os casos de média complexidade em uma região com 300 mil habitantes.
FUNDAÇÃO FABAMED
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO